A Canonical lançou sua plataforma Ubuntu Pro no Google Cloud nesta semana. A versão tradicional do sistema operacional de código aberto já está na plataforma de computação em nuvem do Google desde 2014, mas essa versão “premium” só chegou agora.
O Ubuntu Pro vem com um conjunto de recursos extras para agradar a tanto a desenvolvedores quanto a usuários empresariais. Um dos focos é mais ênfase na segurança, critério fundamental para esses dois públicos-alvos do serviço. Até o momento, estão disponíveis três imagens das mais recentes versões de suporte de longo prazo do Ubuntu Server: 16.04 LTS, 18.04 LTS e 20.04 LTS.
A Canonical afirma que, usando a versão Pro, usuários da nuvem obtêm um ambiente de segurança reforçada e de baixo custo (cerca de 3 a 4,5% do valor médio de outros sistemas) para potencializar seus aplicativos essenciais para os negócios e voltados para o cliente. Com o processamento à distância, a máquina fica com os recursos preservados para rodar aplicações locais.
Uma das principais vantagens é o compromisso de dez anos de suporte a longo prazo com patches constantes de manutenção e segurança. Durante esse tempo, os clientes poderão atualizar o kernel Linux em tempo real para aumentar a proteção sem qualquer período de inatividade.
Ideal para ISO e outras certificações
A plataforma também é certificada para oferecer suporte a ambientes operacionais sob regulamentações de conformidade, como FedRAMP, HIPAA, PCI, GDPR e ISO. Esses requisitos são fundamentais em companhias que atuam sob a regulamentação de normas e certificações internacionais de qualidade nos procedimentos laborais.
Os clientes podem comprar o Ubuntu Pro diretamente por meio do console do Google Cloud ou no Marketplace, se quiserem um processo de aquisição simplificado, permitindo acesso mais rápido a esses recursos comerciais oferecidos pela Canonical. Com o lançamento, o Ubuntu Pro agora oferece suporte às três principais plataformas de nuvem. O ambiente já está disponível no AWS, da Amazon, e no Azure, da Microsoft, há algum tempo.