O Twitter anunciou em seu blog oficial que pretende lançar um encurtador de URL próprio, o “http://t.co”, para todo o conteúdo web compartilhado pelo microblog.

Encurtadores de URL são utilizados para comprimir endereços da web para que caibam nos 140 caracteres utilizados nos tweets. Eles são bastante populares no microblog e sempre foram oferecidos por empresas terceiras.

O encurtador próprio do Twitter deve estar disponível no final deste semestre. Ele utilizará 20 caracteres – dos 140 disponíveis por tweet – e irá encurtar quaisquer links adicionados na mensagem, mesmo que já comprimidos por outras ferramentas, segundo informações do site Social Beat.

Para aumentar a segurança dos usuários, todas as URLs serão checadas antes de serem encurtadas. “Queremos mostrar links de uma forma que a obscuridade de um link encurtado seja removida e que deixe você saber para onde esse link o levará”, afirma o texto do blog do Twitter.

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/06/09/twitter-deve-lancar-encurtador-de-urls-proprio-ate-o-final-deste-semestre.jhtm