Telefônica ampliará sua atuação no mercado de tecnologia da informação e passará a oferecer serviços gerenciamento de redes e ambientes virtuais de TI. De acordo com o diretor de marketing do segmento de empresas da Telefônica, Maurício Trad, a oferta desses produtos é a continuação da estratégia da operadora, que optou por se posicionar como fornecedora de soluções, e não exclusivamente de infraestrutura no setor de tecnologia da informação.

“É um passo a mais para avançar na cadeia do cliente, para que a gente possa olhar para o serviço que prestamos de maneira complexa”, diz. Segundo o executivo, a aproximação entre operadoras de telecomunicações e o setor de tecnologia da informação é uma tendência natural e irreversível, porque os dois negócios estão cada vez mais mesclados. “Cada vez faz menos sentido olhar as coisas de maneira separada”, pondera.

Para oferecer os novos serviços, a Telefônica utiliza as ferramentas de gerenciamento da CA. Desde o fim de 2008, a operadora começou a colocar em prática sua nova estratégia, ao adquirir um pacote inicial da solução que permitia analisar e avaliar a disponibilidade de equipamentos e de software.
No segundo semestre de 2009, a Telefônica expandiu o uso do produto, passando a oferecer soluções de automatização de processos, melhoria de performance do ambiente e de aplicações, por exemplo.

“Estamos entrando em tudo, menos em desenvolvimento. Já estamos há algum tempo no mercado de TI, mas agora estamos unindo tecnologia da informação e conectividade, com um produto que oferece gestão integrada”, afirma Trad.

A nova solução será oferecida ainda no primeiro semestre deste ano e a Telefônica pretende conquistar dez clientes até o final de 2010. Atualmente, o segmento empresas da operadora tem cerca de 3 mil clientes, que fazem parte dos 900 maiores grupos econômicos com atuação no Brasil. “O cliente pagará mensalmente pelo tipo de ativo que ele tem e pelo tipo de serviço que ele precisa”, explica Trad, referindo-se à nova oferta.

O próximo passo, previsto para 2011, é a oferta de aplicações no modelo decloud computing. Não à toa, a Telefônica anunciou, em fevereiro, umaparceria com a NEC, para prover soluções de computação na nuvem na América Latina, com foco, principalmente em pequenas e médias empresas. Com o acordo, a operadora vai oferecer serviços que incluem software como serviço (SaaS); desktop virtual/PC como serviço e outras ofertas sob demanda.

“A oferta de gerenciamento de serviços de TI é o que eles chamam de hosting 1.0. Eles querem o hosting 2.0, ativando uma estrutura de cloud computing, para prestar serviço total de cloud. Esse acordo é o primeiro passo rumo à nuvem”, comenta o vice-presidente de gerenciamento de infraestrutura da CA para a América Latina, Rosano Moraes.

Fonte http://computerworld.uol.com.br/telecom/2010/03/19/telefonica-oferece-gerenciamento-de-ti-de-olho-na-nuvem/