SÃO PAULO (Reuters) – A Telebrás anunciou na terça-feira que integrará o Plano Nacional de banda larga, organizado pelo governo federal para universalizar a Internet rápida no Brasil.

Segundo comunicado da empresa, a Telebrás prestará serviços de conexão à Internet em banda larga para usuários finais “apenas e tão somente em localidades onde inexista oferta adequada daqueles serviços” e providenciará infraestrutura para serviços de telecomunicações privados.

Além disso, a empresa informou que também terá papel na implementação da rede privativa de comunicação da administração pública federal e prestará apoio a políticas públicas de universalização do acesso à banda larga em locais de interesse público.

A reativação da estatal para o Plano Nacional de Banda Larga gerou polêmica entre executivos do setor de telefonia, para os quais as empresas privadas têm condições de liderar o Plano Nacional e que a competição em bases desiguais de uma estatal poderia desestimular investimentos pela indústria.

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2010/05/05/telebras-integrara-plano-nacional-de-banda-larga.jhtm