A polícia da Califórnia (EUA) acusou quatro homens por usar programas de computadores sofisticados para fraudar e conseguir mais de um milhão de ingressos para shows e eventos esportivos. Em seguida, eles os revenderam –em um lucro estimado de US$ 29 milhões.

Kenneth Lowson, 40, Kristofer Kirsch, 37, Faisal Nahdi, 36, todos de Los Angeles, e Joel Stevenson, 37, de Anaheim, Califórnia, enfrentam acusações que incluem conspiração, fraude e acesso não autorizado a computadores. A acusação de fraude eletrônica é a mais séria, e pode levar a uma pena máxima de 20 anos.

Apesar de os ingressos serem autênticos, os procuradores disseram que o grupo usou programas para burlar a restrição do número de ingressos que cada cliente poderia comprar, segundo a denúncia da procuradoria-geral do Estado.

Eles disseram ainda que o grupo criminoso fez um software que criava compradores individuais para bombardear serviços de ingressos on-line, como a Ticketmaster e a Liga Americana de Beisebol.

“Isso fez com que mais ingressos fossem às mãos dos criminosos”, disse o procurador-geral Paul Fishman.

O grupo se concentrou nos ingressos mais cobiçado para grandes eventos –como bilhetes de shows de Bruce Springsteen, Bon Jovi, Dave Matthews e Hannah Montana, e também em eventos esportivos, tais como os playoffs da Liga Americana de Beisebol, a Sugar Bowl em 2009, e um campeonato de futebol em 2007, disse Fishman.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u700883.shtml