Com ajuda de parceiros desenvolvedores de hardware, a Microsoft liberou uma versão de sua plataforma  de cloud computing Azure para data centers pré-instalada em servidores. A nova oferta foi apresentada nesta segunda-feira (12/7), durante a conferência mundial de parceiros Microsoft, realizada em Washington, nos Estados Unidos.

Ofertado desde fevereiro último, pelo modelo de software como serviço (SaaS), o Azure já vem sendo usado por mais de dez mil clientes, segundo informa a Microsoft. Agora a plataforma será oferecida também em forma de aplicativo nos servidores.

O vice-presidente da Microsoft, Robert Whabe, informa que o aplicativo possibilita as empresas terem um ambiente de nuvem interno ou liberar o serviço aos clientes. “O Azure dessa maneira garante a empresas que precisem posicionar cerca mil servidores de uma vez só”, afirma o executivo.

De acordo com a Microsoft, a solução permite processsamento na nuvem pelos servidores de forma segura. “Como se trata de um aplicativo fácil de instalar, basta o cliente configurar a máquina nos data centers”, diz a diretora de gestão de produtos da Microsoft, Amy Barzdukas.

Para a executiva, a aplicativo é especialmente voltado para organizações que pretendem rodar o software nos ambientes interno e externo do Azure. Amy também reforça o conceito da facilidade em mover cargas de trabalho de um equipamento para outro.

Empresas como a Dell, a Fujitsu e a HP irão fornecer distribuições próprias e limitadas do aplicativo. Clientes dessas empresas poderão contar com um ambiente Azure para o atendimento. O site de leilões e vendas online eBay irá usar o programa no ambiente de operações interno. Até o final do ano espera-se o lançamento de versões mais robustas do aplicativo.

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2010/07/12/microsoft-tera-azure-pre-instalado-em-servidor-para-data-center/