Microsoft coloca a disposição, a partir desta segunda-feira (12/04), a versão final do Visual Studio 2010 e do .NET Framework 4, duas ferramentas de desenvolvimento com novas funções de testes de software, incluindo uma tecnologia em rastreamento de bugs e um módulo de gestão de laboratório de testes. Todos os clientes que usam a versão 2008, com contrato de atualização, serão migrados automaticamente para versão 2010.

Embora só agora tenha sido lançada comercialmente, a versão beta já circula há sete meses na comunidade de desenvolvedores e em clientes. O gerente de vendas e marketing da plataforma de desenvolvimento da Microsoft Brasil, Carlos Zimmermann, afirma que a ferramenta passa a ser reposicionada como solução para todo o processo de desenvolvimento, incluindo a fase de testes.

“As equipes de testes hoje passam muito tempo discutindo sobre bugs e tentando gerenciar os laboratórios que reproduzem diversos cenários. As novas ferramentas buscam reduzir esse tempo e dar mais qualidade ao processo de desenvolvimento”, afirma Zimmerman.

Outra função nova é o Teste de Carga, que permite à solução simular cargas de trabalho e verificar se o servidor é capaz de atender a uma demanda específica. A ferramenta verifica capacidade de resposta, estabilidade do sistema e escalabilidade.

Além das funções para teste de software, a ferramenta inclui melhorias para plataformas, SharePoint, Silverlight, Windows 7 e Windows Phone 7, com recursos para construção de aplicações graficamente complexas, com uso de múltiplos monitores e telas de toque.

A interface em português do Visual Studio está sendo desenvolvido por um grupo de universidades lideradas pelo ITA (Instituto de Tecnologia e Aeronáutica) e deve estar disponível no mercado a partir do meio do ano.

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2010/04/12/microsoft-lanca-visual-studio-com-funcoes-de-teste-de-software/