SÃO PAULO – O aplicativo para compartilhamento de arquivos LimeWire pode tornar-se totalmente ilegal e proibido ainda este mês.

Isto pode ocorrer se um tribunal americano que analisa a legalidade do serviço acatar um pedido da RIIA, associação que defende os interesses da indústria fonográfica americana.

A RIIA argumenta que o LimeWire é uma ferramenta utilizada para distribuir músicas e filmes em total desrespeito às regras de copyright e propriedade intelectual.

Os donos do serviço LimeWire, por outro lado, argumentam que um cliente de torrent pode ter múltiplas funcionalidades úteis ao compartilhar arquivos e que não é possível monitorar caso a caso e ver que tipo de compartilhamento é de arquivo protegido ou não.

Como o LimeWire já perdeu ações em instâncias superiores, caso uma nova decisão da Justiça americana acate o pedido da RIIA, o serviço pode deixar de funcionar.

A decisão teria efeito apenas no território americano, mas teria consequencias fora dos Estados Unidos, como o menor interesse dos donos do LimeWire em desenvolver novas versões, se proibidos de atuar no maior mercado do mundo.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/justica-podera-fechar-limewire-06062010-8.shl