Embora Roger Ebert Ebert tenha perdido a habilidade de falar após uma cirurgia para combater um câncer, ele encontrou uma nova e poderosa voz on-line. O crítico de filmes foi escolhido como o personagem do ano pelo Webby Awards.

A 14ª edição do prêmio, que celebra as façanhas da internet, foi anunciada nesta terça-feira pela Academia Internacional de Arte Digital e Ciências, composta por um grupo de 550 especialistas em internet.

Ebert foi escolhido por “elevar o brilho do jornalismo on-line” com seu blog no site do jornal “Chicago Sun-Times”. Ele também é um usuário ávido do Twitter.

O site do ator Jim Carrey, cujo endereço é www.jimcarrey.com, venceu na categoria melhor site de celebridade ou fã.

Já o cineasta David Lynch venceu pelo “Interview Project” como melhor série de documentários.

A premiação também homenageou a banda de rock OK Go, famosa por vídeos de música virais, como artista de vídeo do ano. Amy Poehler (que integra o “Saturday Night Live”) foi escolhida como atriz do ano por sua série on-line “Smart Girls at the Party”.

A atriz Lisa Kudrow venceu como melhor websérie com seu “Web Therapy”. Na mesma categoria, o vencedor pela escolha dos internautas foi “Jake and Amir”.

O site da organização não-governamental Make it Right Fundation, fundada pelo ator Brad Pitt, venceu como melhor página ativista.

A atriz Isabella Rosselini venceu por melhor performance individual em seus vídeos “Green Porno” no canal Sundance (veja aqui).

Já o serviço de microblogs Twitter venceu como melhor rede social. O Foursquare, mistura de rede social com game, ganhou como melhor rede social móvel. O portal de vídeos Hulu ganhou na categoria banda larga.

A lista completa dos vencedores pode ser encontrada em WebbyAwards.com.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u730045.shtml