Notícias divulgadas no começo do mês davam conta que a nova versão do sistema operacional da Apple para dispositivos móveis, o iPhone 4.0 poderia suportar multitarefa.  Agora,  um relatório obtido pelo serviço onlineAppleInsider detalha como seria essa funcionalidade, que adotaria um sistema semelhante ao Exposé do Mac OS X, para fazer a troca entre os programas.

De acordo com fontes internas da Apple citadas pelo site, o recurso deve ser ativado quando o usuário pressionar o botão Home duas vezes seguidas. Os ícones dos aplicativos em execução devem ser exibidos na tela, permitindo que o usuário faça a troca rapidamente.

A ausência de multitarefa para o iPhone tem sido uma das principais reclamações dos usuários. Alguns optam por desbloquear o aparelho com o jailbreak para  incluir o recurso.

Uma das saídas que a Apple encontrou para driblar o problema foi a criação do sistema de notificações push, que exibe mensagens e atualizações de  aplicativos mesmo, que eles não estejam sendo executados.

Atualmente, vários sistemas operacionais para smartphones suportam  multitarefa, como WebOS, da Palm; Android OS, do Google; e BlackberryOS, da RIM.

Fonte: http://macworldbrasil.uol.com.br/noticias/2010/04/01/iphone-os-4-0-tera-multitarefa-em-estilo-expose/