A Índia anunciou nesta quinta-feira (22/7) um computador de 35 dólares (cerca de 62,50 reais) projetado para uso por estudantes universitários, de acordo com o ministro de Desenvolvimento de Recursos Humanos daquele país.
O preço do aparelho deverá cair gradualmente para 20 dólares (aproximadamente 36 reais) e mais tarde para 10 dólares (18 reais), afirmou o governo, em comunicado. Mas não foi dito quando o aparelho estaria disponível, nem suas especificações.
Uma Missão Nacional de Educação pelo uso de tecnologias de informação e comunicação, anunciada em fevereiro do ano passado, estabeleceu que o governo deveria desenvolver e testar aparelhos de computação e acesso à informação para uso na educação.
O plano do governo caiu no ridículo ao ser interpretado como uma tentativa de entregar um laptop de 10 dólares. Contudo, porta-vozes do Departamento de Ensino Superior esclareceram que não se tratava de um laptop.
O Ministério de Desenvolvimento de Recursos Humanos afirmou na quinta-feira que o aparelho tem sido desenvolvido em colaboração com instituições educacionais da Índia, como o Instituto Indiano de Ciência, de Bangalore, e os Institutos Indianos de Tecnologia.
O novo aparelho usa tecnologia de código aberto para cortar custos, de acordo com uma pessoa próxima ao projeto (e que pediu anonimato). O uso de tecnologia apropriada em um produto despojado, com alta integração e produção em massa deverá empurrar para baixo o custo do aparelho, acrescentou.
