A tecnologia já foi responsável por grandes feitos, como devolver a visão de um paciente, por exemplo. Em um estudo publicado na revista científica Nature Medicine, pesquisadores suíços descreveram um implante elétrico que conseguiu fazer um homem com paralisia voltar a andar.
O paciente, chamado Michel Roccati, teve a medula espinhal completamente cortada após um acidente de moto. O implante elétrico cirurgicamente ligado à sua coluna o consagrou como a primeira pessoa do mundo a voltar a andar, mesmo tendo a medula espinhal nessas condições.
Na prática, o implante envia sinais diretamente para as pernas, permitindo andar, mas apenas enquanto a tecnologia permanece ativada. Com isso, os próprios pesquisadores reconhecem que o implante não deve ser considerado como uma cura para lesões na coluna, principalmente levando em conta algumas ressalvas como a dificuldade para se usar a tecnologia em questão na vida cotidiana, por exemplo.
Por enquanto, o implante já conseguiu proporcionar a nove pacientes a experiência de voltar a andar. No entanto, a tecnologia ainda não é prática o suficiente para ajudar no cotidiano, e os participantes do estudo utlizaram-na apenas em situações pontuais, relacionadas com fisioterapia para fortalecer os músculos das pernas (como caminhar e andar de bicicleta, por exemplo), algo que os pesquisadores consideram de suma importância.
Fonte: https://canaltech.com.br/saude/homem-com-paralisia-volta-a-andar-gracas-a-implante-eletrico-208723/