O Internet Explorer perdeu três vezes mais mercado que o de costume em alguns países europeus desde que a empresa passou a exibir uma tela para escolha do navegador, informou uma empresa de métricas da web.
Dados consolidados da Europa, contudo, mostram que a participação da Microsoft manteve-se essencialmente estável, uma mudança significativa diante do declínio detectado nos últimos 12 meses.
A tela de escolha foi incluída no Windows usado na Europa por meio do Windows Update – a instalação começou em 1.º de março. A seleção foi uma exigência imposta por um acordo entre a Microsoft e os reguladores antitruste da União Europeia, e aparecem nos PCs com Windows onde o IE é configurado como browser padrão. Os usuários podem escolher baixar e instalar 11 rivais, incluindo Chrome, Firefox, Opera, Safari e outros.
Mais que a médiaDe acordo com a empresa de métrica StatCounter, a participação de mercado do IE caiu duas ou três vezes mais que a média de declínio de 1% em diversos países, como França, Alemanha, Itália e Reino Unido, desde 1.º de março.
Na França, por exemplo, o IE caiu 2,4 pontos porcentuais desde o fim de fevereiro. Enquanto isso, o Firefox ganhou 1,2 ponto e o Google Chrome, 0,8 ponto. Os dois números estão acima da média; os ganhos mensais de cada navegador tem sido de 0,4 ponto por mês durante o ano passado.
Outros países europeus onde o IE perdeu espaço foram a Alemanha, onde o navegador caiu 0,9 ponto porcentual; Itália, onde caiu 1,3 ponto; e Reino Unido, onde a queda foi de 0,9 ponto.
Opera, o navegador que deu início à ação antitruste da União Europeia quando a empresa se queixou aos reguladores em 2007, também ampliou sua fatia de mercado nesses países, com aumentos variando entre 0,05 ponto (no Reino Unido) a 0,13 ponto (na Alemanha).
No continente, contudo, a participação do IE caiu apenas 0,05 ponto porcentual – bem menos que o declínio médio mensal de 0,33 ponto detectado nos últimos 12 meses.
IE perde mercado em alguns países após escolha de browser na Europa
0O Internet Explorer perdeu três vezes mais mercado que o de costume em alguns países europeus desde que a empresa passou a exibir uma tela para escolha do navegador, informou uma empresa de métricas da web.
Dados consolidados da Europa, contudo, mostram que a participação da Microsoft manteve-se essencialmente estável, uma mudança significativa diante do declínio detectado nos últimos 12 meses.
A tela de escolha foi incluída no Windows usado na Europa por meio do Windows Update – a instalação começou em 1.º de março. A seleção foi uma exigência imposta por um acordo entre a Microsoft e os reguladores antitruste da União Europeia, e aparecem nos PCs com Windows onde o IE é configurado como browser padrão. Os usuários podem escolher baixar e instalar 11 rivais, incluindo Chrome, Firefox, Opera, Safari e outros.
Mais que a média
De acordo com a empresa de métrica StatCounter, a participação de mercado do IE caiu duas ou três vezes mais que a média de declínio de 1% em diversos países, como França, Alemanha, Itália e Reino Unido, desde 1.º de março.
Na França, por exemplo, o IE caiu 2,4 pontos porcentuais desde o fim de fevereiro. Enquanto isso, o Firefox ganhou 1,2 ponto e o Google Chrome, 0,8 ponto. Os dois números estão acima da média; os ganhos mensais de cada navegador tem sido de 0,4 ponto por mês durante o ano passado.
Outros países europeus onde o IE perdeu espaço foram a Alemanha, onde o navegador caiu 0,9 ponto porcentual; Itália, onde caiu 1,3 ponto; e Reino Unido, onde a queda foi de 0,9 ponto.
Opera, o navegador que deu início à ação antitruste da União Europeia quando a empresa se queixou aos reguladores em 2007, também ampliou sua fatia de mercado nesses países, com aumentos variando entre 0,05 ponto (no Reino Unido) a 0,13 ponto (na Alemanha).
No continente, contudo, a participação do IE caiu apenas 0,05 ponto porcentual – bem menos que o declínio médio mensal de 0,33 ponto detectado nos últimos 12 meses.
