Pesquisadores da IBM desenvolveram um novo algoritmo que poderia em minutos analisar terabytes de dados brutos de forma mais rápida para prever o tempo e o uso da eletricidade, anunciou a companhia nesta quinta-feira (25/2).

O algoritmo matemático, desenvolvido pelos laboratórios da IBM em Zurique (Suíça), pode classificar, relacionar e analisar milhões de conjuntos de dados aleatórios, uma tarefa que levaria dias para os supercomputadores processarem, segundo o pesquisador da companhia, Costas Bekas.

Segundo ele, o algoritmo possui cerca de mil linhas de código e será fundamental no estabelecimento de padrões de uso ou tendências com base em dados coletados de fontes, tais como sensores ou medidores inteligentes.

Além das funções classificadas pelo pesquisador, a invenção poderá ser usada para analisar uma crescente massa de dados que medem as tendências de uso da eletricidade, bem como os níveis de poluição do ar ou da água.

“Combinamos modelos de dados de calibração e análise estatística que pode avaliar os modelos de medição e relações ocultas entre conjuntos de dados. A IBM trabalha há dois anos neste projeto”, diz Bekas. “O algoritmo também pode reduzir os encargos sobre as empresas por meio da análise de dados em uma forma de energia mais eficiente”, completa.

De acordo com a companhia, o algoritmo foi cientificamente comprovado para o trabalho. O laboratório de pesquisa está colaborando com a unidade da IBM Global Services para usá-lo em serviços específicos.

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2010/02/25/ibm-desenvolve-algoritimo-que-analisa-base-de-dados-em-minutos/