A IBM anunciou nesta terça-feira novos System x e servidores BladeCenter, que são baseados em uma arquitetura que promete melhorar desempenho e reduzir custos de energia em data centers.

Os servidores EX5 dão um passo à frente da arquitetura tradicional x86 que coloca processador e memória juntos. A nova arquitetura desacopla a memória do processador em unidades separadas, de acordo com a IBM.

Isso pode ajudar a melhorar o desempenho de aplicativos, enquanto diminui custos com energia e armazenamento, informou a empresa. A IBM está mostrando os servidores na feira CEBIT, que está sendo realizada em Hanover, na Alemanha.

“Todos os novos sistemas têm eficiência de energia melhorada e uma ampla gama de componentes que geram mais economia com energia comparado à geração atual de servidores”, diz o vice-presidente da divisão System x da IBM, Ronald Hagan.

Os servidores, voltados para empresas usarem em data centers, serão lançados este ano, de acordo com a IBM. A empresa vai introduzir três nossos sistemas EX5 que usarão o processador Nehalem-EX, da Intel. Os preços ainda não foram divulgados.

Na nova arquitetura, a memória é guardada em uma espécie de gaveta que comporta 600% mais memória em relação aos servidores padrões, segundo Hagan. A IBM desenvolveu um chip separado para reduzir a latência entre memória e processador.

Os novos servidores também darão às empresas acesso a um número maior de servidores virtuais, que podem reduzir custos ao rodarem aplicativos de uma maneira mais eficiente em energia, segundo a IBM.

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2010/03/02/ibm-apresenta-nova-arquitetura-para-servidores/