IBM e o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, anunciam nesta terça-feira, 08/6, a abertura no Brasil de um novo laboratório de pesquisas. É o “IBM Research – Brasil”,  dedicado a pesquisas que visam desenvolver tecnologias para um planeta mais inteligente. A unidade será a nona especializada nessa área da Big Blue no mundo e a primeira da América do Sul.

A equipe do novo laboratório iniciará suas operações imediatamente nos prédios da IBM em São Paulo e no Rio de Janeiro. E a empresa trabalhará com os governos locais para determinar onde serão as futuras instalações da unidade no Brasil. A companhia estima que esse laboratório tenha mais de 100 pesquisadores nos próximos cinco anos. Os especialistas serão adicionais à equipe de cerca de três mil pesquisadores que a IBM tem hoje em oito laboratórios espalhados em cinco países.

O novo laboratório irá se integrar à  experiência e ao capital intelectual já existentes nas organizações globais de pesquisa e desenvolvimento da IBM para buscar descobertas científicas que serão aplicadas aos maiores problemas do planeta. “O IBM Research, segmento de pesquisa da IBM, resolve alguns dos maiores desafios atuais através de descobertas sobre como a ciência e a tecnologia podem melhorar a maneira como o mundo funciona”, diz John Kelly III, vice-presidente sênior da IBM.

A pesquisa a ser conduzida no Brasil irá focar em dispositivos para automação de serviços, sistemas humanos inteligentes para grandes eventos como Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos, além de tecnologias para logísticas. Em um segundo momento, outras áreas de possíveis pesquisas nesse laboratório poderão incluir desenvolvimento de sistemas inteligentes para serviços de transporte, saúde inteligente, agricultura etc.

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2010/06/08/ibm-anuncia-instalacao-de-centro-de-pesquisas-no-brasil/