Responsável por um dos maiores casos já registrados de furto de dados de cartões de crédito, o cracker (hacker que usa seus conhecimentos para crimes) Albert Gonzalez, de 28 anos,  foi condenado ontem (25/3) a 20 anos de prisão nos Estados Unidos.

Em dezembro do ano passado, ele se declarou culpado por invasão de redes de computadores de grandes grupos financeiros e de varejo dos Estados Unidos, e por  roubar dados de dezenas de milhões de cartões de crédito e débito. Gonzalez, de Miami (EUA),  atuava na rede sob os codinomes “soupnazi” e “segvec”.

Com seus ataques online, ele obteve acesso a redes de pagamento operadas por diversas companhias, incluindo a cadeia de lojas de conveniência 7-Eleven e a Heartland Payment Systems. Ele também usou diversos servidores para testar e armazenar programas nocivos  usados para atacar redes corporativas, afetando mais de 250 instituições financeiras.

Entre as lojas que também foram alvo a ação de Gonzalez, com roubo de dados de cartão de crédito estão TJX e Office Max. Ele costumava vender os dados obtidos para outros criminosos via Internet, além fazer saques em caixas eletrônicos.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/03/26/hacker-e-condenado-a-20-anos-de-prisao/