O Google está planejando introduzir seu software para televisão, baseado no sistema operacional de código aberto Android, em um evento voltado aos desenvolvedores em maio.

As informações foram dadas pela edição desta terça-feira (4) do diário norte-americano “The Wall Street Journal”.

Ainda de acordo com o jornal, a tecnologia é desenhada para TVs, conversores e outros dispositivos, a fim de que os aparelhos aglutinem mais conteúdo da internet.

Já há possíveis parceiros interessados –a lista inclui Sony, Intel e Logitech, que devem fornecer produtos para suporte do software.

A conferência deve ocorrer entre 19 e 20 de maio, com mais de 3.000 participantes.

Em março, o “NYT” disse que o software da então denominada Google TV apresentaria aos usuários uma nova interface para TVs, que lhes permitiria executar funções da internet, como busca em tempo real, trazendo resultados de internet, como vídeos do YouTube.

O dispositivo também permitiria que aplicativos da web, como jogos ou redes sociais, rodassem no dispositivo, segundo o jornal.

O projeto já estaria em andamento há vários meses, segundo o jornal, mas nenhuma das companhias comentou o assunto.

Há, ainda, envolvimento da empresa Logitech, a fim de fabricar um controle remoto com um pequeno teclado para manipulação do novo dispositivo.

“O Google quer estar em todo lugar na internet. É desta forma que eles podem colocar anúncios lá [na televisão]”, disse ao jornal uma “pessoa com conhecimento do projeto”.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u729997.shtml