A Google planeja comprar a desenvolvedora de soluções para vídeo e VoIP Global IP Solutions (GIPS) por cerca de US$ 68 milhões em dinheiro. O anúncio foi feito hoje (18/5).

Especializada no desenvolvimento de codecs, ferramentas para o processo de encoding (codificação dos dados para o formato digital para o envio em redes) em tempo real de vídeo e voz, a companhia já desenvolveu várias tecnologias que combatem a lentidão, perdas de pacotes e efeitos como eco em redes de telefonia IP.

A Google forneceu poucos detalhes sobre como pretende usar o conhecimento da GIPS e em quais produtos. Apenas afirma que “vídeo e áudio em tempo real via Internet têm ganhado importância, o que motivou a empresa a trabalhar com a equipe da GIPS”.

Entre os produtos da GIPS estão soluções que permitem integrar voz e vídeo a aplicativos para smartphones, PCs e tablets (para várias plataformas, incluindo o sistema Android). Sua tecnologia também pode ser utilizada para o desenvolvimento de soluções de vídeo para a HTML5, plataforma que tem ganhado espaço.

O negócio está sujeito à aprovação dos acionistas da GIPS.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2010/05/18/google-deve-comprar-empresa-de-video-online-por-us-68-milhoes/