O Google comprou uma startup inglesa que, formada por apenas duas pessoas, criou um aplicativo móvel de sucesso para identificação e venda de trabalhos artísticos via smartphone.

Com sede em Oxford, a Plink foi fundada por Mark Cummings e James Philbin, e sua tecnologia veio de uma tese de doutorado em robótica móvel e geometria visual, apresentada ao Departamento de Ciência da Engenharia da Universidade de Oxford.

A aplicação móvel, chamada PlinkArt, conquistou 50 mil usuários em apenas um mês. Ela dá aos usuários informações sobre um trabalho artístico a partir de uma foto tirada com o smartphone. Ele também permite compartilhar essas informações com amigos e até encomendar uma reprodução.

A aplicação, que funciona apenas no sistema operacional Android, ainda estará disponível, mas não será atualizada. Cummins e Philbin são agora funcionários do Google e trabalharão no Google Goggles, um projeto que permite a busca por meio de imagens, capturadas e enviadas ao Google por meio do smartphone.

O valor da aquisição não foi revelado.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2010/04/12/google-compra-startup-inglesa-especializada-em-busca-visual/