Uma página criada como armadilha no Facebook – e que oferecia cupons de compra de mil dólares na loja Ikea – enganou cerca de 40 mil usuários nesta sexta-feira (9/4).

Este é o caso mais recente de uma nova e nociva tendência nas redes sociais: golpistas – geralmente comerciantes sem escrúpulos que tentam atrair visitantes a seus sites – têm inundado o Facebook com esses falsos vales-presente nos últimos meses.

Em março, um golpe semelhante que prometia vales de mil dólares da Ikea atraiu mais de 70 mil vítimas, e na semana passada outro golpe no Facebook oferecia certificados da loja Whole Foods, no valor de 500 dólares.

O golpe desta sexta-feira já tinha enganado mais de 37 mil usuários pela manhã, oferecendo a eles um vale de mil dólares em troca de promover a Ikea entre seus amigos. A página chegou a ganhar novos fãs a um ritmo de 5 mil por hora. A promoção, segundo a página, só duraria um dia.

Convite aos amigos
Para participar, os usuários deveriam se tornar fãs da página falsa da Ikea, hospedada no Facebook, e depois convidar todos os seus amigos para tornarem-se fãs. Eles eram então redirecionados para uma página de marketing de responsabilidade de GiftDepotDirect.com, que pedia informações pessoais.

Depois desse passo, a vítima era solicitada a contratar duas ofertas de marketing online, de empresas legítimas como Netflix e CreditReport.com, para obter o vale-presente.

Os vales prometidos por esses golpes nunca apareceram, explicou Audri Lanford, cofundador do site Scambusters, numa entrevista concedida antes deste último golpe. Na verdade, as vítimas podem ter seus dados usados em roubos de identidade, ou ter seus computadores invadidos.

Esta semana o porta-voz do Facebook Simon Axten disse que os vales-presente falsos  são um problema menor no Facebook, mas ele não pôde dizer quantas pessoas se tornaram fãs dessas páginas falsas.

Nem o Facebook, nem a Ikea puderam ser encontrados para comentários

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/04/09/golpe-do-vale-presente-no-facebook-atrai-40-mil-usuarios-em-um-so-dia/