SÃO PAULO – A fusão entre as gigantes varejistas Pão de Açúcar e Casas Bahia está sendo revista entre as partes. A iniciativa partiu da família Klein (dona das Casas Bahia e minoritária no negócio) que agora considera o contrato excessivamente favorável ao Grupo Pão de Açúcar.
Ontem, advogados e consultores das duas partes passaram o dia em reunião na sede das Casas Bahia, em São Caetano do Sul. O Pão de Açúcar chegou a divulgar um comunicado ao mercado confirmando as negociações de revisão do acordo, fazendo com que as ações da empresa despencassem, terminando o pregão em queda de 4,97%, a maior dentre todos os papéis que compõem o índice Ibovespa ontem.
A união das duas empresas em dezembro criou um gigante do varejo com mais de R$ 18,5 bilhões em faturamento bruto anual. O anúncio da fusão em dezembro do ano passado acabou levando os concorrentes das empresas a se movimentar para não serem deixados para trás.O varejista francês
Carrefour e o americano Walmart anunciaram novos investimentos no Brasil, enquanto no mês passado a Ricardo Eletro, líder de vendas em Minas Gerais, anunciou a fusão com a Insinuante, com forte participação no comércio de eletrodomésticos na Região Nordeste.
Comércio eletrônico
Um eventual fim do acordo entre Pão de Açúcar e Casas Bahia muda todas as projeções envolvendo o e-commerce brasileiro. Isto porque a empresa de comércio eletrônico criada com a fusão das duas gigantes varejistas, batizada de “Nova PontoCom”, é considerada forte candidata a chegar ao topo do comércio na web, que hoje pertence ao grupo B2W, formado por Americanas.com e Submarino.
Levantamento feito pela Serasa Experian Hitwise, solução que fornece informações sobre a interação de 90 mil pessoas em 60 mil sites brasileiros, aponta que a potencial ameaça vem da elevada taxa de crescimento dos sites que hoje formam a Nova PontoCom (Casas Bahia, Extra e Ponto Frio).
Esses sites cresceram 70,5% em seu market share de visitas entre abril, quando começou a medição no país, até novembro do ano passado, pouco antes do anúncio da fusão entre as empresas de Abílio Diniz e Michel Klein. No mesmo período, os sites da B2W cresceram 11,7%.
Ainda conforme a pesquisa, a fusão Pão de Açúcar/Casas Bahia consolida o novo grupo no segundo lugar do varejo online nacional. Porém, mesmo com a associação, a B2W mantém a liderança em share de visitas entre os varejistas online, com 44,81%.
A Nova PontoCom, por sua vez, agora vice líder com share de 22,25%, ultrapassa com folga o Magazine Luiza, que tem 8,87% do share de visitas e ocupa a terceira posição.
A Serasa Experian Hitwise também indica que a divisão acionária da Nova PontoCom ficará com 17% para as Casas Bahia e 83% para o Pão de Açúcar. A análise revela, ainda, que a partilha não reflete o share de visitas entre os dois grupos, já que a Casas Bahia detêm 36,4% do share de visitas do grupo, enquanto que o Pão de Açúcar, representado por Extra e Ponto Frio, soma 63,3%.
