Um novo aplicativo para o navegador Firefox, batizado de HTTPS Everywhere, permite, automaticamente, o uso de criptografia de sites como Google (versão americana), Wikipedia, Twitter, Facebook, Paypal, assim como sites de conteúdo, como o New York Times e The Washington Post.

O projeto é resultado da colaboração entre a Electronic Frontier Foundation (EFF) e o Tor Project.

Inspirado no Strict Transport Security (STS) popularizado pela equipe de segurança do popular add-on NoScript, o modo de HTTPS é identificado com um ícone de cadeado. Também é possível personalizar o controle para outros sites, dizem os criadores do aplicativo.

Em maio, o próprio Google começou a oferecer o serviço de pesquisa por https, através do protocolo https do site da Google, que usa um conceito semelhante, mas só funciona para pesquisas e não para os sites acessados pelo domínio.

Para acessar a página de download do novo aplicativo para o Firefox, basta clicar aqui.

“Como sempre, lembre-se que uma página só está criptografada quando o Firefox exibe uma barra de endereço colorida e um ícone de cadeado fechado no canto inferior direito. Se isso não ocorrer, você ainda pode estar vulnerável”, adverte a EFF.

Fonte: http://www.linuxmagazine.com.br/noticia/firefox_ganha_plugin_para_garantir_uso_de_criptografia