O Google tem testado uma ferramenta que vai deixar o Gmail uma ferramenta deveras interessante. Isso porque o serviço pode ganhar uma ferramenta VoIP que permitirá que usuários façam ligações tanto para sua lista de contatos no e-mail quanto para celulares e telefones fixos.

O serviço leva o nome de Google Voice e traz um ícone que, quando clicado, abre uma janela com um teclado, uma opção para pesquisa de contatos, o botão de chamada e o saldo de créditos.  É possível também enviar SMSs por meio dele.

No entanto, pelo menos até agora, a ferramenta tem uma limitação. Isso porque você precisará de um telefone para realizar as chamadas, cujo procedimento é um tanto burocrático. Você precisa digitar o número do telefone que deseja chamar e aguarda até que o aplicativo acione o seu aparelho VoIP e conecte você. Caso você tenha um smartphone com o Android, é possível usar o app específico.

Até o momento, o Google Voice Gmail não está disponível publicamente.  Mas será que o Skype vai ganhar um rival de peso?

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/blog/glog/2010/06/10/faca-ligacoes-a-partir-do-seu-gmail/