A coisa está realmente feia entre Apple e Adobe. Depois de a empresa de Steve Jobs ter anunciado uma mudança no acordo de licença para desenvolvedores para iPhone, que acabou banindo o uso de ferramentas rivais de programação, um importante funcionário da Adobe publicou um forte ataque à Apple em seu blog. O texto termina com “Go screw yourself Apple” (algo que pode ser traduzido como vá se ferrar ou coisa pior…).

Lee Brimelow é o que se costuma chamar no mundo da tecnologia de “evangelista” da plataforma Adobe, um especialista que promove as ferramentas e tecnologias da empresa. Em um artigo intitulado “Apple dá um tapa na cara dos desenvolvedores”, ele responde à iniciativa da rival, que deve atingir não apenas a Adobe, mas outras empresas que desenvolvem ferramentas de desenvolvimento.

Segundo Brimelow, a iniciativa da Apple “é um movimento assustador que não tem explicação racional,  a não ser pelo fato de a empresa querer o controle de forma tirânica sobre os desenvolvedores e, mais importante, querendo utilizar os desenvolvedores em sua guerra contra a Adobe”. Na sua página, porém, Brimelow traz um alerta de que as opiniões publicadas não são da Adobe, mas pessoais.

Apple e Adobe têm trocado farpas nos últimos meses com ofensas do tipo “eles são preguiçosos” e “o Flash é uma tecnologia cheia de bugs”, entre outras. Apesar de amplamente utilizada na Internet, a linguagem Flash não é suportada por equipamentos como iPhone e iPad, o que impede a visualização de sites com essa tecnologia.

E você, de que lado está nessa briga?

Fonte: http://macworldbrasil.uol.com.br/noticias/2010/04/12/executivo-da-adobe-xinga-a-apple-em-blog/