Um erro de digitação pode ter sido o pivô de um dos momentos mais tensos do mercado de ações dos EUA nos últimos tempos.

Pouco antes das 15h da tarde de quinta-feira (6/5) em Nova York (EUA) – 16h em Brasília (DF) – o índice Dow Jones despencou mais de 550 pontos em apenas cinco minutos, e caiu quase mil pontos no dia, informou o The New York Times.

Os índices Nasdaq e Standard & Poor’s de 500 ações acompanharam a queda. Uma das ações que compõem o índice Dow, da Procter & Gamble, caiu de 60 dólares para 39,37 dólares, para se recompor a 60,75 dólares.

Alarme
A queda acentuada em poucos minutos fez com que os sistemas de computador das corretoras fossem acionados pelo alarme, e começaram a disparar ordens automáticas de venda, segundo o The New York Times.

De acordo com fontes ouvidas pela Reuters, um negociador trocou um “b”, de bilhão, por “m”, de milhão, numa operação que envolveria papéis da Procter & Gamble. Fontes ouvidas pela CNBC afirmaram que o erro foi feito pela mesa de operações do Citigroup.

Uma possibilidade seria a preocupação com a solvência da Grécia, cuja economia passa por dificuldades. Para o Wall Street Journal, no entanto, a hipótese pode não ser verdadeira, já que os investidores que saíram da bolsa procuraram refúgio no ouro – e, em casos semelhantes, a cotação do ouro também sofreu queda.

Oportunidade

Houve até que, mesmo antes que o mercado se recuperasse, resolvesse tirar proveito da situação. A loja online Zazzle já vendia, na tarde desta quinta-feira, camiseta com os dizeres “I survived the crash of 2:45 pm”, por 16,95 dólares. Ela pode inclusive ser comprada na versão brasileira do site, por 33,65 reais.

O índice Dow Jones encerrou o dia com queda de 347,8 pontos, a 10.520,32 (recuo de 3,2%).

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2010/05/06/erro-de-digitacao-pode-ter-provocado-caos-no-mercado-financeiro/