A Embria, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de  tecnologia e aplicações de softwares, obteve na última terça-feira (18/05), uma concessão oficial de Patente de Invenção Tecnológica, fornecida pela USPTO (United States Patent and Trademark Office), entidade que regulamenta marcas e patentes nos EUA.

A patente – cujo processo leva o número 7.721.303 – refere-se a uma tecnologia WEB OS, batizada de Plataforma Violin e que foca no desenvolvimento, produção, entrega e administração de softwares via web (cloud computing), agregando ainda recursos para interatividade, governança de processos e controle de interações. Tudo integrado a um framework de controle, com atualização em tempo real.

Segundo Tiago Peixoto, diretor de operações e marketing da Embria, o Violin competirá diretamente com plataformas como o Force.com, da Salesforce, o Google Apps, da Google, além de outras empresas que focam esforços no ambiente web, como a Microsoft, a Oracle e a IBM. “A empresa tem uma estratégia de internacionalização, com contatos em andamento no exterior, para captar investimentos que viabilizem a exportação da tecnologia para os EUA, focando pequenas e grandes empresas, além de governo”.

Fonte:  http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2010/05/19/empresa-brasileira-de-software-patenteia-plataforma-cloud-computing-nos-eua/