SÃO PAULO – Com uma câmera digital Canon 7D na mão, muito protetor solar para enfrentar 37º de temperatura (na sombra) e um bocado de paciência – três horas e meia, para ser preciso –, o fotógrafo Gerald Donovan produziu a maior foto panorâmica do mundo.

No topo do edifício Ubora Towers, no distrito de Business Bay, ele tirou um total de 4.250 fotos de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Estava tão quente que Donovan mal conseguia segurar a máquina com firmeza, declarou o autor da façanha.

A obra, que tem resolução de 45 gigapixels (bilhões de pixels), permite navegar por toda a paisagem do local, desde uma visão completa do horizonte até detalhes como pessoas nas janelas de prédios a quilômetros de distância.

A imagem captada é 70% maior que a recordista anterior, o projeto Paris 26 Gigapixels, divulgado no mês passado por dois fotógrafos franceses.

Além da máquina fotográfica, Donovan portava equipamento que incluía um dispositivo de captura Gigapan EPIC Pro (que posiciona e controla a câmera automaticamente). Ele utitlizou um software Autopano Giga para “costurar” as imagens.

Essa não é a primeira foto “gigantesca” de Gerald Donovan. Entre a sua galeria de imagens tamanho família, produziu este panorama do Burj Khalifa, a mais alta estrutura já construída pelo homem, composto por 2.173 imagens num total de 15.93 gigapixels.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/internet/dubai-em-45-mi-pixels-e-maior-foto-do-mundo-04052010-4.shl