O locutor esportivo Galvão Bueno, da TV Globo, ficou em terceiro lugar entre os Trending Topics do Twitter relacionados à Copa do Mundo 2010, de acordo com lista elaborada pelo site Mashable, e vem provocando curiosidade entre os internautas que não falam português.

O termo também começa a atiçar a curiosidade da imprensa americana. O colunista Peter Kafka, do blog All Things D (do Wall Street Journal) pergunta, no fim de um texto sobre publicidade no Twitter: “Pode o Twitter garantir que os Trending Topics não estão entupidos de spam? E, a propósito, alguém pode me dizer o que significa ‘Cala Boca Galvao’, e por que eu deveria me importar com isso?”.

Na quinta-feira (10/6), o termo “cala boca galvao”chegou a liderar os Trending Topics do microblog, o que fez com que muitos usuários perguntassem, em inglês: “Who is Cala Boca Galvao?” (quem é Cala Boca Galvao?).

ranking, feito com base nos resultados do serviço online What The Trend, atribui 681 pontos ao Trending Topic “cala boca galvao”. No Mashable, o locutor é descrito como “um comentarista de futebol bastante antipático para o qual os tuiteiros dizem ‘Cala Boca’ (Shut up)”.

Entre os usuários do Twitter, a expressão tem sido alvo de tentativas de tradução, algumas delas em tom de brincadeira – como a que define “cala boca” como “save” e conclui que se trata de uma campanha de proteção aos gaviões.

O primeiro lugar do ranking (964 pontos) cabe à vuvuzela, corneta barulhenta e monótona que dá o tom às torcidas que lotam os estádios da Copa. Em segundo lugar, com 906 pontos, aparece o World Cup Kickoff Concert, show de abertura da Copa apresentado na quinta-feira (10/6).

O Mashable também classificou os dez jogadores de futebol mais citados em tweets. O Brasil comparece com quatro entradas: Neymar da Silva (em 2.º), Felipe Melo (4.º), Dagoberto Pelentier (6.º) e Bruno César (7.º). O primeiro lugar coube a Drogba, da seleção da Costa do Marfim.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/06/11/depois-do-twitter-cala-boca-galvao-toma-a-internet/