Cisco lançou nesta semana uma linha de produtos específicos para data centers que vão desde servidores concebidos para ampliar ainda mais o alcance da companhia além de redes e infraestrutura em TI.

As novas ofertas da Cisco incluem servidores blade e rack incorporando o processador Xeon 7500 da Intel. A companhia também anunciou dois novos extensores Nexus que suportam velocidades acima e abaixo do Gigabit Ethernet; um switch com 8 Gbps de configuração fixa MDS FibreChannel SAN e um equipamento para a provisão de serviços para máquinas virtuais.

Com a chegada dos novos produtos, a Cisco sinaliza intenção de disputar o mercado de data center, além de a disputa do segmento de rede e virtualização, dizem os analistas.

Isto significa que a Cisco irá competir diretamente com servidores IBM, HP e Dell. A empresa ainda está procurando se diferenciar pelo “targeting” de alto valor de vendas, diz Jonathan Eunice da Illuminata.

Nesse sentido, a Cisco lançou dois novos blade UCS (sistema que reduz capital de despesas operacionais) e servidores de rack: o B440 M1 e o C460 M1. Ambos são baseados no processador Xeon 7500 da Intel com o suporte FEXlink para aumentar o desempenho, largura de banda e acesso a outros recursos no data center.

Para aumentar o apelo do mercado de FEXlink, entretanto, a Cisco apresentou dois novos extensores Nexus 2000 escala acima e abaixo da versão 2148T Ethernet Gigabit lançada em janeiro de 2009.

A Nexus 2232 suporta 32 portas Ethernet de 10Gbps e pode estender seus recursos ao Ethernet do switch Nexus 5000 até o rack de servidor, o 2248 suporta 48 portas 10/100 Mbps Ethernet de configuração da linha.

A Cisco informa que tem dois mil clientes e 1 milhão de portas enviados da linha Nexus 2000. O 2232 e 2248 ambos disponíveis neste trimestre a um preço de entrada de 9 mil dólares. A empresa também lançou um equipamento dedicado a provisão de serviços de comutação virtual para máquinas, o Nexus 1010 hosts. O aparelho sai por 25 mil dólares e estará disponível até junho.

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2010/04/06/cisco-lanca-linha-de-produtos-especificos-para-data-centers/