A Cisco e a ESPN anunciaram nesta quinta-feira (20/05) uma parceria para transmissão de eventos – ao vivo e gravado de partidas e entrevistas – da Copa do Mundo de futebol na África do Sul, por meio de uma ferramenta chamada TelePresença, que envia áudio e vídeo em alta definição por meio da infra-estrutura de banda larga da Cisco existente na sede do torneio. Os investimentos feitos pelo canal não foram divulgados, mas a Cisco informou que cada unidade do TelePresença custará US$ 80 mil. E uma estimativa inicial da ESPN prevê que a economia será de US$ 25 mil por entrevista.

A tecnologia permitirá à ESPN fornecer conteúdo televisionado em seus programas a partir da Cidade do Cabo e Port Elizabeth, nos estádios ali localizados. Já o Centro Internacional de Transmissão da Cisco, ficará localizado em Johanesburgo. Segundo o canal, o uso da ferramenta proporcionará a economia de milhares de dólares, uma vez que elimina a necessidade do envio de caminhões de equipamentos  para cobertura. Isso porque o sistema utiliza apenas uma câmera para a transmissão das imagens e uma tela de alta definição para a comunicação com as outras sedes.

Um exemplo de  como a ferramenta da Cisco funcionará foi demonstrado justamente na apresentação da parceria. O evento contou com a participação remota de sete cidades ao redor do mundo: Toronto, Nova York, Londres, Varsóvia, Kiev, São Paulo e Johanesburgo. Foram usados apenas três telas e três câmeras de alta definição para que a comunicação fosse estabelecida.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/05/20/cisco-e-espn-criam-parceria-para-transmissao-da-copa-do-mundo-via-banda-larga/