Em mais um capítulo da polêmica entre o Google e a China, o governo chinês aparentemente apertou o cerco contra a ferramenta de busca. De acordo com os jornais TelegraphWall Street Journal, as buscas no Google feitas a partir do território chinês estariam sendo completamente censuradas. A notícia está também em alguns blogs chineses, como oShangaiist.

A jornalista brasileira Janaína Silveira, que está em Pequim, confirmou o bloqueio ao iG. Ela conta que quaisquer pesquisas feitas nos sites google.cn ou google.hk resultam em mensagens de erro. Segundo Janaína, o bloqueio começou por volta das 17h em Pequim (6h de Brasília). “Desde ontem o problema vinha ocorrendo, mas era possível contorná-lo recarregando a página. Hoje, nem isso está adiantando”, disse.

Até segunda-feira passada, apenas pesquisas por termos indesejados pelo governo chinês, como assuntos relacionados a direitos humanos, eram censuradas. O bloqueio completo das buscas no Google chinês teria começado hoje.

Segundo os jornais, usuários em diversas cidades chinesas dizem que mesmo pesquisas por termos comuns, como felicidade, resultam em páginas de erro. Ainda não há informações oficiais do governo chinês nem do Google sobre a questão. A atualização mais recente da página que monitora os serviços do Google na China é de ontem.

Fonte: http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2010/03/30/china+bloqueia+de+vez+acesso+ao+google+dizem+jornais++9443380.html