As redes sociais são um meio para os empregadores encontrarem novos funcionários e obter informações do candidato a uma vaga que vão além de seu perfil profissional.

“As redes sociais ajudam na captação e na divulgação da empresa e do candidato”, afirma Luis Testa, gerente de Marketing do vagas.com.br., site de recrutamento com perfil no Twitter para ajudar na interação entre selecionador e candidato.  Ele explica que, para muitas empresas, as redes sociais são um complemento de trabalho de recrutamento dentro de um conjunto de ferramentas. “As redes sociais sozinhas não são um canal como o e-recruting ou sites de carreira. Elas ajudam na captação dos candidatos e na divulgação da empresa, mas dificilmente um profissional vai ser empregado através do Twitter ou do Orkut”, salienta.

No entanto, o papel das redes sociais no processo de seleção de candidatos vem crescendo. E não só na captação. Cada vez mais as empresas querem conhecer seus funcionários para além do perfil profissional, e é aí que as redes podem ser ótimas aliadas dos postulantes às vagas no mercado. “O candidato pode usar as ferramentas pessoais como mais um forma de complementar seu currículo, pois os selecionadores e empregadores buscam mais informações além das profissionais para melhor compor o perfil do candidato. Querem saber que tipo de atividades realiza, quais são seus gostos, como se relaciona com os demais”, observa o executivo.
Confira algumas dicas para não “queimar o filme” com os empregadores:

Testa explica que é preciso tomar certas precauções antes de divulgar seus perfis em redes sociais para os selecionadores ou empregadores.

Não queime seu filme de graça evite passar a imagem de alguém rebelde, indisciplinado, evite participar de comunidades do tipo ‘Quero mandar meu chefe praquele lugar’.

Cuidado com o linguajar – não escreva palavras de baixo calão, evite gírias e, principalmente, preste atenção com a ortografia. Erros de português são péssimos para as pretensões profissionais de um candidato.

Seja construtivo nos debates –  outra importante questão e que os selecionadores têm cada vez mais interesse está no conteúdo dos debates nos fóruns e em conversas. Empregadores apreciam pessoas que colaboram de forma construtiva e não depreciativa ou destrutiva.

Cuidado com a imagem – evite publicar fotos de você com copos de bebidas na mão, sem camisa ou dando um amasso na gata.

Fonte: http://cotidianodigital.voit.uol.com.br/menu_03/noticia.asp?id=683