O Banco Mundial planeja lançar um concurso para incentivar desenvolvedores a criar aplicações que possam ser usadas para medir o progresso dos países em desenvolvimento.

A competição, chamada “Apps for Development”, é parte da iniciativa do Banco Mundial de abrir seus bancos de dados gratuitamente a todos os indivíduos. Dessa forma, as pessoas poderão usar as informações “para criar novas análises, ferramentas e soluções para problemas globais”, disse o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick.

Até então, apenas assinantes tinham acesso às informações, que incluem expectativa de vida e índices de mortalidade infantil de diversos países. Os dados estarão disponíveis em árabe, francês e espanhol, além do inglês.

No concurso, o Banco Mundial desafia os desenvolvedores a usar os dados para criar “ferramentas, aplicações e mash-ups” para agentes de desenvolvimento. Elas deverão “tornar mais fácil para usuários de dados sobre desenvolvimento tomar melhores decisões e elaborar melhores políticas para superar a pobreza”, disse Zoellick.

A base de dados do Banco Mundial pode ser acessada em data.worldbank.org.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/carreira/2010/05/03/banco-mundial-vai-promover-concurso-para-desenvolvedores/