Dificuldades com o fuso horário da Copa, incompatibilidade de agenda e celulares cada vez mais potentes e acessíveis. Esses são alguns dos motivos que farão os torcedores do mundo inteiro se voltarem para os smartphones a fim de acompanhar o maior evento esportivo do planeta.

Segundo pesquisa da Nielsen, divulgada no dia 2 de junho, 51% dos 27 mil entrevistados em 55 países planejam acompanhar o popular torneio.

Destes, 21% disseram que irão obter informações sobre o mundial em seus celulares, e 9% irão baixar aplicativos para seguir as partidas.

No Brasil, 84% querem acompanhar a Copa e 21% disseram que pretendem usar o celular para se manter informados.

“Em 2010, o celular realmente começa a se tornar um veículo para os torcedores de futebol em todo o mundo se aproximarem dos jogos”, diz Roger Entner, vice-presidente sênior da Nielsen para inovações de celulares.

Os países onde se planeja usar o celular para seguir a Copa incluem Venezuela (27%) e EUA (23%), informou a Nielsen.

“As pessoas pretendem usar o celular para suprir sua fome de informação. Se você não pode assistir ao jogo ao vivo, vai acompanhar no celular”, disse Entner.

Os números na Europa são menores –apenas 3% na Alemanha e na Espanha, por exemplo. O continente está no mesmo fuso horário da África do Sul, o que facilita para os torcedores assistirem aos jogos diretamente pela televisão.

MODELOS

Empresas como Samsung, ZTE e LG já dispõem de celulares que funcionam também como pequenas TVs portáteis. Eles reproduzem o padrão 1-Seg, próprio para dispositivos móveis.

Já a Nokia lançou uma solução diferente: um receptor de sinal via Bluetooth. Ou seja, mesmo que seu aparelho não venha de fábrica equipado, ele pode ser conectado ao receptor para transmitir os jogos da Copa.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/tec/749530-assista-a-copa-do-mundo-pelo-celular.shtml