Apache realizou a graduação de mais 6 projetos ontem:

Traffic Server
Apache Traffic Server foi doado em novembro de 2009 pela Yahoo. Esse projeto trata-se de um servidor proxy HTTP/1.1 de alta performance. Sendo usado desde 2002 pela Yahoo, o servidor suporta por volta de 400TB por dia.

Mahout
Mahout foi um sub-projeto do conhecido Lucene. Seu objetivo é construir bibliotecas de IA(Machine learning) escaláveis.

Tika
Tika é um toolkit para detectar e extrair metadados e texto estruturados de vários documentos usando bibliotecas de parser existentes. Como um sub-projeto do Lucene desde 2008, Tika é usado pela Nasa, Day Software e Internet Archive.

Nutch
Nutch é um engine de busca na WEB construída sobre o Lucene, adicionando características e ferramentas específicas da WEB como rastreador(crawler), Banco de dados link-graph, parsers para HTML e outros documentos…

Avro
Avro é um sistema para serialização rápida de dados. Ele fornece um formato de dados binário compacto com características para persistência, RPC e uma linguagem simples de integração. É um sub-projeto do Hadoop.

HBase
HBase é um banco de dados NoSql baseado na BigTable da Google. O objetivo do projeto é a armazenagem de grandes tabelas, na ordem dos bilhões de linhas por milhões de colunas!

Está sendo um ano bastante ocupado para o pessoal da Apache, mas também cheio de sucesso. Outros projetos se tornaram top, como Apache UIMAApache ClickApache Shindig(um container para o OpenSocial), Apache Cassandra(popular banco de dados NoSQL) e Apache Subversion

Leia mais na notícia de origem(em inglês):

Link: http://java.dzone.com/news/mahout-hbase-among-six-apache

Fonte: http://javafree.uol.com.br/noticia/4640/Anunciando-os-novos-projetos-top-da-Apache.html