Gene Munster, analista da Piper Jaffray, disse hoje em uma nota enviada a seus clientes que há “70% de chances” de a Apple lançar uma supostaiSearch (Spotlight para a web?) dentro dos próximos cinco anos.

“Acreditamos que a companha precisa desenvolver sua própria tecnologia de buscas para proteger os dados gerados no iPhone”, afirma Munster. “Pensamos que a Apple poderia utilizar dados indisponíveis para o Google, gerados a partir da sua App Store, criando um sistema de buscas centrado em mobilidade.”

Para Munster, a Apple poderá iniciar esse processo adquirindo uma empresa pequena especializada no assunto — como o bastante apagado Cuil. Ou seja, os engenheiros de Cupertino não criariam algo do zero — e sim readaptariam algum projeto já em andamento.

Na minha opinião tudo é possível, mas essa previsão de Munster, tal como a maioria das divulgadas por analistas, é bastante absurda por ora. O chato é que, à medida que a concorrência entre Apple e Google aumenta, é possível que nós, consumidores e usuários, saiamos prejudicados pela falta de inovação e ausência de integração entre produtos e serviços de ambas as empresas.

Fonte: http://macmagazine.uol.com.br/2010/03/31/analista-acredita-que-apple-ainda-lancara-um-sistema-de-buscas-proprio-online/