Um supercomputador chinês atingiu a marca de segundo computador mais rápido do mundo,participando pela primeira vez do pódio. A máquina pode atingir velocidade de 1,27 petaflops (o que seria equivalente a efetuar mil trilhões de operações matemáticas por segundo).

Chamado de Dawning Nebulae, o computador está localizado no Centro Nacional de Supercomputação de Shenzhen, na China. Na teoria, o computador foi classificado como o mais rápido do mundo. Porém, em testes padronizados de computação a máquina foi ultrapassada pelo Cray Jaguar, uma máquina norte-americana do Oak Ridge National Laboratory utilizada para simulação de armas nucleares.

O Jaguar, líder do ranking desde medições de velocidade em novembro do ano passado, atingiu velocidade de 1,75 petaflops por segundo.

No ranking do ano passado, os chineses estavam em 5º lugar. Os norte-americanos já lideravam a disputa de velocidades, além de possuir 282 das 500 máquinas mais rápidas do mundo apresentadas durante a Conferência Internacional de Supercomputadores.

A máquina é baseada em chips Intel e Nvidia e há possibilidades de que lute pelo título de máquina mais rápida do mundo nas próximas medições.

Mas não pense que os Estados Unidos estão deixando os chineses conquistarem o título. Os norte-americanos começaram a desenvolver uma máquina baseada no sistema exascale, capaz de atingir velocidade mil vezes mais rápida que os computadores mais rápidos da atualidade.

Para conferir a lista de supercomputadores desse semestre e saber mais dados sobre as especificações das máquinas, acesse o site do Top 500.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=12078