AppleInsider descobriu nesta semana um registro de patente da Apple que descreve uma nova tecnologia de controles que ela pretende lançar no futuro em portáteis, aplicando uma superfície sensível ao toque sobre um material metálico. A um pequeno custo de energia, seria possível retroiluminar pontos microscópicos entre a superfície de alumínio e o hardware capacitivo abaixo dele com diferentes gráficos simples, reproduzindo controles que poderiam aparecer, desaparecer e variar conforme as tarefas desempenhadas pelo computador.

Para fazê-los aparecer na superfície de um notebook (na teoria, essas superfícies especiais ficariam nas áreas de repouso para as mãos), o usuário precisaria realizar um toque direto sobre eles, sugerindo que essa tecnologia ignoraria o simples apoio dos pulsos sobre a superfície sensível ao toque durante a digitação. Dependendo do caso, os botões se adaptariam de formas diferentes para os aplicativos — o caso mais comum seria de controles padrão de iPods para uso do iTunes ou qualquer outro jukebox.

Associando este invento a um monitor sensível ao toque, existe a possibilidade de esses “botões invisíveis” substituírem o trackpad no futuro, mas ela é bem remota — porém não é impossível. Existe uma analogia com esses controles sensíveis ao toque e a tela de um iPhone, mas certamente ambos não utilizariam o mesmo material para construção — fazer toda a superfície de um MacBook à base de vidro pode trazer outras implicações aos usuários, daí a ideia de integrar sensibilidade para toques ao alumínio.

Leia mais: Apple registra patente para “botões invisíveis” em portáteis | MacMagazine