Uma startup de origem sueca prepara a oferta de um serviço no mínimo inusitado: a manutenção de vida digital depois da morte.

O nome da empresa é MyWebWill (meu testamento na web) e sua missão será gerenciar os perfis e blogs deixados pelo internauta que se foi, ou simplesmente apagar os vestígios de sua existência na internet.

Com a MyWebWill, as fundadoras Lisa Granberg e Elin Tybring querem atuar como uma última parada na qual o usuário poderá manifestar sua vontade em relação aos perfis e sites que mantêm.

“Uma em cada três mulheres jovens na Suécia tem blog”, avisa o vídeo de apresentação, no site da empresa. “Onde todas aquelas fotos, blogs e contatos sociais vão parar?”

Com a frase “Como você quer viver sua vida online após a morte?”, a empresa convida o internauta a deixar suas senhas armazenadas no serviço, bem como o que fazer com cada perfil ou site que a pessoa mantém na web.

Pontos de herança
Os serviços podem incluir mandar um e-mail de despedida a todos os seus contatos do Gmail, por exemplo, deixar uma atualização de status definitiva no Facebook ou doar seus pontos nos games online para um amigo.

É possível ainda programar a data das atualizações ou de envio das mensagens para o dia da morte, ou para uma, duas, quatro ou oito semanas depois – o que certamente será motivo de susto para amigos e parentes.

A intenção de Lisa e Elin é oferecer dois tipos de plano, um gratuito e outro pago. No grátis, o usuário poderá apenas solicitar o cancelamento de perfis.

Já o pago permitirá que o usuário escolha o que fazer com cada perfil, incluindo uma foto ou texto de despedida.

Os planos pagos custarão cerca de 27 dólares por ano, ou cerca de 205 dólares para o serviço vitalício.

Por enquanto, o MyWebWill funciona em teste fechado, mas os interessados poderão enviar seu nome e e-mail para obter mais informações.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/03/05/servico-online-promete-cuidar-da-vida-digital-apos-a-morte/