SÃO PAULO – O Google está desenvolvendo um sistema próprio para medir a inflação, o Google Price Index (Índice de Preços do Google).
Segundo o jornal Financial Times, o gigante da web fará uso da sua ampla base de dados de compra na rede para a construção da nova ferramenta, que se propõe a ser uma alternativa às atuais medições oficiais.
Hal Varian, economista-chefe do Google, que está à frente do trabalho, avalia que dados econômicos podem ser obtidos mais rapidamente usando fontes online.
Na Conferência Nacional da Associação de Economistas de Negócios, em Denver (EUA), Varian disse que o Índice de Preços do Google ainda está sendo desenvolvido e que a empresa ainda não decidiu quando irá publicá-lo.
De acordo com o periódico britânico, Varian comentou que o índice do Google mostra com muita clareza haver uma tendência deflacionária para produtos comercializados na internet nos EUA, desde o Natal.
Varian afirmou que os preços aumentaram durante o mesmo período há um ano. No entanto, o executivo enfatizou que o GPI não é uma substituição direta ao Índice de Preços ao Consumidor.
Ele ponderou que o mix de produtos que são vendidos na web é diferente daquele comercializado em toda a economia.
