a primeira Copa do Mundo do Twitter, o locutor esportivo Galvão Bueno já virou alvo dos Trending Topics com a hashtag “CALA BOCA GALVAO” e está prestes a continuar na mira dos tuiteiros depois de uma brincadeira publicada ontem no YouTube.

Cheio de criatividade, o @NerdsKamikaze, em conjunto com o blog Não Salvo, publicou no domingo (13/6) um vídeo no YouTube, em inglês e voltado ao público internacional, sobre uma campanha para salvar os “pássaros Galvão”. Pode parecer estranho para você, que está contextualizado, mas e se você não conhecesse nada sobre o “CALA BOCA GALVAO”?

Segundo o vídeo, “CALA BOCA GALVAO” é uma campanha no Twitter para salvar os pássaros Galvão, que são uma espécie rara do Brasil em extinção. Para participar da campanha, os usuários são orientados a tuitar o termo “CALA BOCA GALVAO”, no qual “CALA BOCA” é taxado como “SALVE”.

Nem o Chico Xavier escapou. No vídeo, as imagens de seu filme são utilizadas para ilustrar o cientista brasileiro “Frei Galvão”, fundador do “Galvão Institute”, ambos fictícios, é claro. Essa e outras imagens bem editadas, aliadas à narração com um forte sotaque britânico, típico de um documentário, e uma boa edição tornam o vídeo bem convincente para os desavisados.

E a brincadeira fez sucesso. Com mais de 84 mil visualizações e quase mil comentários ao final do dia, o vídeo foi um dos mais vistos em vários países: Alemanha (#91), Canada (#77), Reino Unido (#67), Irlanda (#16), Nova Zelandia (#52), Israel (#69), África do Sul (#12), Espanha (#16), França (#20), Itália (#57), Corea do Sul (#40), Holanda (#50) e Hong Kong (#30).

E o @NerdsKamikaze continou com o seu truque de engenharia social: com umperfil no Twitter do “Galvão Institute”, o usuário ganhou quase dois mil followers e continua brincando com o mundo, defendendo a campanha imaginária e lamentando pela página da Wikipedia sobre os Pássaros Galvão, que foiapagada minutos depois de sua criação.

O resultado: a hashtag “CALA BOCA GALVAO” liderou, mais uma vez, os Trending Topics do Twitter no mundo inteiro (Worldwide), e continua entre as mais populares. Até o momento da publicação deste post, o vídeo já havia ultrapassado a marca de 180 mil visualizações.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/blog/upload/2010/06/14/cala-boca-galvao-vira-campanha-internacional-para-salvar-os-passaros-galvao-no-twitter/