O YouTube anunciou na última semana que concederá um selo de qualidade para empresas que inserirem legendas em seus vídeos no site de compartilhamento. O item leva o nome de YouTube Ready.

Para incentivar o projeto, o YouTube se associou ao Described and Captioned Media Program (DCMP), fundação norte-americana ligada ao Departamento de Educação dos EUA, e que auxilia deficientes auditivos e visuais. Segundo o blog do YouTube, a parceria permitirá “a criação de legendas de qualidade, para que mais pessoas possam entender o que está se passando nos vídeos, o que ajudará desde pessoas com problemas auditivos até estrangeiros que não tem o domínio do inglês e que poderão escolher traduções automáticas das legendas para suas línguas nativas”.

O DMCP já criou uma lista com 12 provedores de legendas que já contam com o YouTube Ready e a entidade espera que essa relação aumente aos poucos. Para receber o selo, as companhias devem seguir regras bastante rígidas. É necessário ainda uma conta válida no site de compartilhamento de vídeos e um canal, onde os interessados devem mostrar que seu trabalho se realiza de forma especializada, com informações das tarifas cobradas para a inserção das legendas. Os preços costuma variar entre dois e dez dólares.

Fonte: http://pcworld.uol.com.br/noticias/2010/07/05/youtube-tera-selo-de-qualidade-para-legendas-em-seus-videos/