O Google tem quase três milhões de páginas falsas indexadas ao YouTube e que representam um risco à segurança dos usuários, já que elas podem induzi-los a baixar falsos antivírus. A descoberta foi feita pela empresa de segurança Zcaler.

Um engenheiro de segurança da companhia declarou que tais páginas podem ser encontradas buscando o termo “Hot Video” no Google.  Segundo ele, as páginas falsas estão cobertas por uma camada invisível de Flash, que redireciona o usuário automaticamente para um site que traz um falso antivírus.

O blog da Zcaler informa que o código HTML das páginas falsas inclui URLs legítimas de sites como o Flickr.com, que é uma maneira de assegurar que o conteúdo é indexado pelo sistema de busca do Google.

Ainda de acordo com a Zcaler, o falso antivírus está hospedado em vários domínios, sendo que a maioria das soluções de segurança não consegue identificá-lo. O Google Safe Browsing, por exemplo, não é capaz de detectar 90% destas páginas no Firefox. Em outros antivírus, o índice de localização de tais páginas fica em apenas 11%.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/08/26/youtube-tem-quase-tres-milhoes-de-paginas-falsas/