O YouTube divulgou, em versão beta, uma nova opção de interface para o usuário, apelidada de “Leanback”.

Segundo especulações, a nova ferramenta será destinada a complementar a primeira geração dos aparelhos Google TV, já que consegue superar o chamado “problema dos 3 metros”, no qual interfaces que são altamente eficazes em pequenas distâncias tornam-se inutilizáveis com um controle remoto quando o usuário está mais afastado.

Para combater isso, aplicativos como o Boxee e o Windows Media Center usam um menu simplificado para navegação, com ícones grandes e tipografia.

“Assim como o próprio nome indica, o Leanback foi feito para deixar você sentar, relaxar e se divertir. Assistir o YouTube se tornará tão fácil quanto assistir à TV”, informou o Gerente Senior de Produto, Kuan Yong, em um post no blog do YouTube.

O projeto dá um passo além do que os outros media players projetavam. A nova interface utiliza o fluxo de vídeos gerado por usuários a partir de preferências e histórico de visualização, assim como conexões com amigos e integração com o Facebook, para criar uma lista personalizada de vídeos.

“Os vídeos, adaptados ao interesse do usuário, serão executados assim que o site for visitado. A imagem será exibida em fullscreen, em alta definição, e de forma contínua. Não há necessidade de clicar, pesquisar ou navegar, a menos que o usuário queira, é claro”, declarou Yong.

A navegação usa, exclusivamente, o teclado. As setas da esquerda e da direita são usadas para saltar para a frente e para trás pelos vídeos disponíveis; pressionando para cima, o usuário pode pausar, retroceder e avançar um vídeo; pressionando para baixo, o site traz uma lista de categorias, permitindo assistir aos vídeos mais populares e aos mais bem classificados.

O recurso ainda está em beta, mas já pode ser acessado em: http://www.youtube.com/leanback

Veja um vídeo de apresentação do recurso:

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/07/08/youtube-libera-interface-beta-para-tvs/