Um processo entre o canal de televisão espanhol Telecinco e o Youtube, serviço de vídeos do Google, acabou com a vitória da Gigante da Internet, que era acusada de alojar vídeos que pertenciam a Telecinco, violando assim os direitos de propriedade intelectual.

O Juiz decidiu que o Youtube, não consegue nem é obrigado a supervisionar os vídeos antecipadamente, quando os utilizadores fazem o upload,”A sentença reconhece que, legalmente, o YouTube é um mero intermediário de serviços de alojamento de conteúdos”, afirma o Google em comunicado.

O porta-voz do Youtube afirmou também, de forma clarificar a situação, que o Youtube não é um fornecedor de conteúdos, estando assim livre do controlo do que é alojado pelos utilizadores na sua rede. A única obrigação fiscal, é colaborar com as entidades detentoras dos direitos e retirar, após denuncia, os vídeos que estejam a infringir a  lei.

A Telecinco que afirma que o Youtube está a tirar lucro dos seus conteúdos publicados, não autorizados pelo canal, e que irá recorrer desta decisão.

Fonte: http://www.ipjornal.com/noticias-tecnologia/internet/427368_youtube-ganha-processo-contra-canal-telecinco.html