O popular site de partilha de vídeos, YouTube, anunciou hoje o lançamento da edição 2011 da sua orquestra sinfónica que lá para Março atuará na mítica Casa da Ópera de Sydney.

Qualquer músico amador está desde já convidado a participar na iniciativa que conta ainda com a colaboração da Orquestra Sinfónica de Londres, Orquestra Filarmónica de Berlim, entre outras grandes instituições e figuras da música clássica.

Tal como em 2009, primeiro ano da iniciativa, os candidatos a instrumentistas da “Orquestra Sinfónica YouTube 2011 ” deverão enviar até 28 de novembro um vídeo durante o qual terão de improvisar sobre a composição “Mothership” de Mason Bates , podendo, este ano, usar outros instrumentos, para além dos clássicos.

Concerto final em direto no YouTube

Um painel de especialistas de orquestras de todo o mundo irá selecionar os semifinalistas. Depois, entre 10 e 17 de dezembro, a comunidade do YouTube será convidada a votar online nos seus semifinalistas preferidos. Os nomes dos “eleitos” serão anunciados no YouTube no dia 11 de janeiro.

Os músicos selecionados serão convidados para uma semana de ensaios e aulas numa orquestra, bem como para um encontro na Casa da Ópera de Sydney em Março do próximo ano que culminará, no dia 20, numa atuação conduzida pelo maestro Michael Tilson Thomas a qual será transmitida em direto no YouTube (propriedade da Google).

Recorde-se que em 2009, mais de 90 músicos, de 30 países entre os quais o violinista português, Tiago Santos, interpretaram no Carnegie Hall, em Nova Iorque, a sinfonia de Internet n.º 1 “Eroica” , composta especificamente para o colectivo do YouTube pelo japonês Tan Dun, autor das bandas sonoras dos filmes “O Tigre e o Dragão” e “Herói”.

Fonte: http://aeiou.expresso.pt/youtube-a-procura-musicos-para-orquestra-sinfonica=f608929