A Automattic, desenvolvedora responsável pela plataforma de blogs WordPress, anunciou o lançamento do VaultPress, tecnologia para criar backups e automatizar a atualização de blogs que usam o sistema.

“A visão do VaultPress é garantir que todos os blogs e sites sob seus cuidados estejam sempre completamente seguros, independente do que acontecer”, afirma post no blog da tecnologia.

Usuários interessados podem se inscrever no período de teste do VaultPress. No formulário, a desenvolvedora afirma que pretende cobrar taxa de 30 dólares mensais pelo serviço após seu lançamento oficial.

Segundo a Automattic, o VaultPress exige a instalação de um plug-in no blog ou site do usuário baseado em WordPress para que temas, extensões, conteúdos publicados e rascunhos sejam salvos em servidores para que possam ser restaurados mais tarde.

O serviço também promete automatizar a instalações das versões mais recentes do WordPress, que corrigem falhas de segurança e impedem ataques que podem comprometer os dados.

Enquanto blogs hospedados nos servidores do WordPress são corrigidos automaticamente pela Automattic, instalações em servidores próprios exigem que o usuário aplique as correções.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/04/01/wordpress-ganha-servico-de-backup-e-atualizacao-automatica-para-blogs/