No início deste mês, a operadora Verizon iniciou testes de uma nova plataforma, de computação como serviço. A solução tem como base a tecnologia vCloud Datacenter, da VMware, a qual permite que as companhias movam apenas parte das aplicações para o ambiente de cloud computing (computação em nuvem).

O gerente-geral da VMware para Américas, Jeff Casale, informa que pretende replicar a parceria com operadoras para outros países, incluindo o Brasil. “As empresas de telecomunicacoes na regiao da America Latina sao importantes na nossa estrategia devido a sua importancia no mercado” , afirma Casale.

Mesmo sem detalhar datas ou possíveis parceiros, o gerente-geral informa que, em breve, deve anunciar os primeiros acordos no mercado latino-americano. “ A adoção de internet sem fio no Brasil foi bastante rápida, para suprir áreas nao atendidas por outras tecnologias. E acreditamos que o mesmo deve acontecer com a computação em nuvem, principalmente para pequenas e médias empresas” , analisa.

Projeto-piloto

O primeiro projeto resultante da parceria entre Verizon e VMware foi a rede de hotéis Intercontinental. A empresa, que conta com mais de 4,5 mil unidades espalhadas ao redor do mundo, testou o modelo de computação como serviço. Entre os benefícios, a companhia informa que conseguiu aumentar a capacidade de processamento das reservas durante os períodos de pico no uso do sistema.

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/08/31/vmware-prepara-parcerias-com-operadoras-de-telecom/