BRAD (Berkeley Ridiculously Automated Dorm) é um projeto criado pelo usuário do YouTube dereklmy, estudante da Universidade de Berkeley, na Califórnia (EUA). A ideia é simples: automatizar todo o dormitório a fim de evitar qualquer esforço – como sair da cama para apagar ou acender a luz, por exemplo.

Em um clipe postado no canal de vídeos, o aluno demonstra que é possível usar desde gadgets, como smartphone, tablet e PC (através de um aplicativo), até comandos de voz para efetuar várias atividades, o que inclui abrir ou fechar as cortinas do quarto, ou acender uma luminária, por exemplo.

Além disso, o estudante criou alguns modos programados para o próprio quarto. O “Modo Sono”, como o próprio nome já diz, fecha as cortinas e apaga as luzes do espaço automaticamente; o “Lição de Casa” deixa apenas a lâmpada de uma estante acesa para facilitar os estudos e a leitura de livros.

Já para momentos de maior intimidade, há o modo “Romântico”, que deixa apenas algumas luzes ligadas, criando um ambiente intimista com direito a músicas de Elton John. E para quem adora uma bagunça, o “Modo Festa” pode ser ativado com um simples botão, transformando o local em uma mini-balada com som alto e jogo de luzes.

Para bancar isso tudo, o usuário dereklmy revelou que foram gastos “algumas centenas de dólares”, e que a construção levou cerca de três meses

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/noticias/estudante-automatiza-um-quarto-inteiro-para-controla-lo-por-gadgets-e-voz